Estratégia de marketing e o mito do melhor horário para posts nas redes sociais

Embora não seja um mito que existe sim melhores horários para publicações nas redes sociais, pode ser um erro achar que existe uma regra universal do engajamento. Este post tem como objetivo explorar um pouco mais o tema e ensinar como identificar os melhores horários para post considerando a sua audiência. 

Como Facebook e Instagram fazem a entrega para audiência?

Disclaimer: Pela característica muito comum das redes sociais como Facebook e Instagram de mudarem seus algoritmos de tempos em tempos, quero deixar claro que estamos falando aqui do cenário maio de 2020, pois pode ser que daqui alguns meses essa explicação já não faça mais sentido.

Entrega de posts do instagram

O fato do instagram não seguir uma ordem cronológica de entrega de posts não significa que ele não tenha uma lógica, mas que assim como diversos softwares que usam Inteligêcia Artificial, essa dinâmica pode ser diferente para cada usuário e está em constante mudança de acordo com o aprendizado do algoritmo. Por isso é comum você seguir 5000 perfis no instagram e perceber que ele exibe conteúdo de 20 ou 30 perfis, pois ele vai exibir em seu feed o tipo de conteúdo que você mais interage, e quando falamos em interação não se trata apenas de likes e comentários, ao dar play em um vídeo ou até mesmo parar o scroll na timeline para ver um post o instagram pode capturar esse comportamento para aprimorar cada vez mais sua experiência na ferramenta e te prender ali por mais tempo. 

Afinal, existe um melhor horário para post?

Esse questionamento nos leva à um paradoxo: A audiência de fato consome conteúdo em um determinado horário ou posts de blog com o melhor horário fez com que todos entrassem no instagram para postar, visualizando assim os posts naquele horário específico?

Se você buscar por “melhor horário para post” no google, terá algumas centenas de resultados em português com conteúdo diversificado desde os mais pragmáticos definindo horários para qualquer audiência até os mais realistas segmentando por setor e explicando melhor a dinâmica.

Se não tenho histórico, como identificar os melhores dias e horários para posts no instagram e facebook?

Criando um histórico e testando diferentes horários para coletar dados e entender como funciona seu público. Ter posts todos os dias diversificando a temática pode proporcionar, ao longo dos meses, dados de engajamento para que você identifique não só os melhores horários mas também melhores tipos e temas para posts nas suas redes.

Existem ferramentas gratuitas que podem me ajudar no planejamento?

Geralmente as próprias redes sociais já possuem suas ferramentas de análises de dados como os insights do instagram business ou relatórios de fanpages no facebook. Já ferramentas que consolidam os dados e permitem agendar publicações além de outras funções geralmente são pagas. 

Conclusão e considerações

A criação de uma estratégia de conteúdo para redes sociais deve considerar outras questões que vão muito além de horário de posts. A relevância de conteúdo, identificação com o público e constante feedback são ingredientes muito mais importantes a se considerar no crescimento das redes.

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Renan Moratto

Especialista em marketing digital à frente da TRENDit, desenvolvedor web trabalhando com publicidade e marketing digital há mais de uma década. Apreciador de boas cervejas, ciência, cultura de rua e bons roteiros.

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