Sabendo dos bons resultados que ações publicitárias bem feitas podem proporcionar, decidi entrar aqui em outra etapa na estratégia de marketing: o atendimento pós primeiro contato.
O post é direcionado à pequenas e médias empresas, pessoas que ainda não têm budget para contratar uma equipe de atendimento e mesmo assim investe em campanhas de Ads para atrair novos clientes.
- Responda todos os contatos
O contato nem sempre terá interesse inicial na compra/contratação de seus produtos ou serviços, pode ser uma dúvida relacionada ou até mesmo algo sem relação ao seu negócio.
Em uma situação um usuário confundiu a fanpage de um de nossos clientes com a marca de uma empesa de eletrônicos com o nome parecido. O contato era para reparo de um produto que ele havia comprado e poderíamos simplesmente ter respondido alertando o engano ou ignorado o contato. Ao invés disso enviamos o link da fanpage da empresa que ele procurava e o link da página de suporte para o produto que ele procurava reparo.
Compartilhei o relato acima apenas para ilustrar como pode ser rápido e simples um bom atendimento mesmo quando não relacionado ao seu negócio. - Atenda rápido ou a concorrência o fará
O tempo de resposta pode fazer tora diferença e determinar inclusive o fechamento da venda. Se coloque no lugar da pessoa que entrou em contato, se ela entrou em contato AGORA é porque sua necessidade é imediata, ela tirou um momento do dia dela para resolver isso. Além do agora, tenha a certeza que o contato foi feito também com seus concorrentes e se um dos seus concocorrentes respondeu primeiro demonstrando atenção e disponibilidade, esse concorrente ganhou pontos com o cliente e a marca de seu concorrente já está gravada na memória do cliente.
Seja você o primeiro contato, assim os “pontos” são seus e a sua marca estará na cabeça do cliente, não tenha dúvidas você aumentou suas chances de efetivar uma venda nesse contato rápido. - Seja formal, jamais seja um robô
Você nunca sabe a personalidade de quem entra em contato, por isso não arrisque tratando a pessoa como se fosse alguém íntimo, de seu convívio, mas tamb´m não precisa escrever como um advogado do século passado redigindo uma inicial de um processo. Existe um meio termo aí.
Há maneiras de ser formal, objetivo e cordial, manter uma linguagem simples utilizando elementos da pergunta é uma maneira de mostrar que não é um robô, que existe uma pessoa disponível do outro lado. É essa a sensação de conforto que você deve passar no contato. - Simplifique
Mesmo se o contato recebido possui dúvidas complexas ou uma grande quantidade de dúvidas, tente ser breve e objetivo nas erspostas, você pode inclusive usar isso como “gancho” para agendar uma conversa presencial onde poderá entrar em detalhes do assunto.
A dica aqui é: Deixar assuntos complexos para tratar pessoalmente (ou por telefone, skype caso não possível uma reunião presencial). - Mantenha a conversa positiva
Tudo na vida tem seus prós e contras e isso não é diferente com seus produtos ou serviços. O momento da venda é o momento dos prós, fale dos benefícios e exponha as vantagens! Você pode manter a transparência em seus serviços enquanto expõe suas vantagens. Caso apareçam dúvidas envolvendo os contras não se omita ou fuja do assunto, responda mas sempre argumentando e colocando os prós na balança.
Espero ter ajudado com as dicas, deixo abaixo um vídeo do Reclame Aqui para reflexão sobre o assunto.
Você só tem a ganhar quando presta um bom atendimento.