Desde que o instagram liberou a criação de filtros e o uso da plataforma Spark AR para o público em geral, temos visto uma quantidade enorme de filtros criativos que usam da realidade aumentada sendo usados por celebridades e influencers pelo mundo todo.
A dúvida é: Como usar esse recurso para impulsionar seu negócio?

Relação direta com a marca

A temática do filtro não precisa ter uma relação direta com a marca, porém se existir essa relação, a tendência é que, com a divulgação do filtro, sua marca seja também divulgada. Imagine em uma conversa casual, alguém comentando sobre um novo filtro do instagram e dizendo: “nossa, você viu que legal aquele filtro da [marca] no instagram?”. É essa relação de associação que queremos aqui.

Explore tendências

Dentre as possibilidades conhecidas para criação de filtros, já vimos desde fantasias, adereços e objetos para o rosto e corpo até animais sendo colocados no ambiente e gerando muitas pegadinhas, como o caso da sasha dog.
A dinâmica de quiz aplicada aos filtros e até as princesas da disney já circulam pelas bibliotecas de filtros disponíveis no instagram e explorar esses formatos adaptando à realidade da sua marca pode ser uma boa solução para ter algo original.

Você se vê usando esse filtro?

Ter uma ideia mirabolante e imaginar que as pessoas vão usar em ocasião x ou y pode ser um exercício que vai gerar muita expectativa, e que pode não ser atendida. Se a ideia é fazer algo divertido e com sua marca, é sempre bom fazer esse exercício, se você faria um stories com o filtro, perguntar para outras pessoas também pode ajudar na decisão de desenvolver o projeto.

Trabalhe a divulgação

Todo trabalho feito nas redes sociais exige uma divulgação para que tenha o alcance esperado e se você não possui uma verba de marketing para contratar grandes influencers, trabalhar com microinfluencers e divulgar em outros canais para amigos, familiares e a audiência da sua marca pode fazer com que o filtro chegue em pessoas com grande alcance e aumente sua visibilidade no instagram.

Conclusão e considerações finais

Sabemos que as modas das redes sociais passam rápido e até mesmo esse conteúdo pode ficar datado em pouquissimo tempo, porém, nós que trabalhamos com digital acompanhamos as tendências e avaliamos no planejamento se vale o esforço em um tipo ou outro de divulgação.

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