A pandemia de COVID 19 pegou o mundo todo de surpresa e até mesmo grandes marcas tiveram que rever suas estratégias de marca por, muitas vezes, não ter coerência com o momento atual. Com muitas áreas de serviços afetadas, o desafio de se trabalhar o marketing no atual momento é algo delicado para pequenos negócios, por isso deixei aqui algumas dicas para não cometer deslizes na divulgação do seu produto ou serviço neste momento tão crítico.
Escolha bem os temas que vai falar
Em outro texto falo sobre a importância da checagem de fatos na produção de conteúdo para redes sociais e um dos cuidados que cito é sobre a escolha da pauta.
Por se tratar de uma doença nova e fatal, pode não ser um bom momento para ousar ou tentar uma linguagem agressiva na venda de seus produtos ou serviços.
O que vale:
- Falar do isolamento físico, mas sem glamurizá-lo;
- Tratar com neutralidade questões supérfluas;
- Adaptar o seu produto ou serviço à realidade atual;
- Equilibre sua pauta com temas não relacionados à pandemia;
- Mantenha uma linguagem positiva ou neutra.
Sensacionalismo vende, responsabilidade cria laços
As propagandas do varejo são conhecidas por bordões como “só amanhã”, “última chance”, “alerta vermelho”, pois dentro do contexto despertam a sensação de urgência e estimulam o consumo. Não me entenda mal pois não falo que você deve deixar de fazer promoções, apenas deixe suas promoções mais objetivas e neutras, sem deixar a divulgação de seu produto ou serviço com linguajar apocalíptico.
Faça conexões produtivas com o seu negócio
Para facilitar aqui vou usar um exemplo de produto e outro de serviços relacionados às práticas ao ar livre.
Uma empresa de venda de piscinas pode aproveitar o momento para reforçar a orientação de ficar em casa enquanto um clube que oferece piscina em sua infraestrutura pode manter a comunicação com seus clientes com orientação de treinos, entretenimento e outras atividades educacionais e de lazer que possam ser feitas em casa.
Outra dica é utilizar temas relacionados à limpeza, higiene, hábitos domésticos como cuidar das plantas, assistir filmes, ler livros, jogos de tabuleiro, entre outros.
Conclusão e considerações
A área de serviços é uma das mais prejudicadas pela pandemia e sabemos que muitos negócios permanecem fechados e sem muitas possibilidades para trabalhar o marketing nesse momento. Para os que estão atuantes e seguem divulgando, a palavra da vez é leveza. Quem consegue se comunicar com leveza neste momento, tem grandes chances de manter um relacionamento duradouro com sua audiência.
Espero que goste do conteúdo, e peço que contribua com seu comentário 🙂