Teremos no texto algumas ideias de ferramentas para a fase de planejamento para redes sociais. Partimos aqui do pressuposto que você já tem o seu público, o seu nicho e precisa de ideias para assuntos dentro do segmento já definido.
A lista traz algumas ferramentas para planejar conteúdo semanal ou até mesmo mensal para suas redes sociais, também podendo gerar ideias para “pauta fria”, que é aquele assunto atemporal que pode ser publicado sem acompanhar tendência ou sazonalidade.
Planejador de Palavras Chave do Google Adwords
Embora a ferramenta não seja para planejamento de redes sociais, pode ser um bom começo para despertar novas ideias.
Ao acessar o Planejador de palavras-chave, você pode ir na sessão Descubra novas palavras chave, inserir ali algumas palavras-chave sobre seu negócio e descobrir novas ideias, que podem ser lapidadas e transformadas em incríveis posts para as redes sociais.
A ferramenta é gratuita, faz parte da plataforma Google Ads e basta o usuário ter uma conta no Google para poder acessá-la.
Tweetdeck / Twitter
Palco de polêmicas, o Twitter é uma rede social muito usada por jornalistas, celebridades e figuras públicas no geral.
Além de ser uma fonte de informação rica e variada, o Twitter possui a função lista, que pode ser usada para monitorar hashtags ou perfis específicos que você pode consultar para ter ideias de pautas para redes sociais.
O uso do Tweetdeck para gerenciar sua conta no Twitter ajuda pela possibilidade de organização do software, que permite a criação de diversas colunas com diferentes visualizações, permitindo monitorar simultaneamente diversas listas e encontrar de forma mais rápida os principais temas para produção de seus posts.
Buscadores de notícias – Google news e similares
Se você já usou o Google News em pt-br, já deve ter percebido que mesmo utilizando os filtros de categorias, as fontes são sempre os mesmos portais.
A dica aqui para diversificar suas fontes é realizar a busca em outros provedores. Alternativas como Yahoo News, MSN, Inside, Associate Press, podem trazer notícias interessantes e diferentes do que seus concorrentes estão publicando, pois permite uma pesquisa um pouco mais profunda no seu tema de preferência.
Feedly ou outros agregadores de feeds
Os agregadores de feeds já são utilizados pelos produtores de conteúdo desde os primórdios da web, o falecido Google Rreader foi lançado em 2005 e embora tenha sido descontinuado em 2013, quem usava o utilizava para organizar suas fontes de notícias apenas migrou para outras ferramentas, sendo uma das mais populares atualmente o Feedly.
A ferramenta permite criar diversos feeds com fontes nacionais e internacionais de diversos segmentos, conta com diferentes filtros de visualização e permite ocultar ou marcar como lidas as notícias dos feeds.
Think with Google – ferramenta de insights com curadoria bem interessante
Além de acompanhar o site Think with Google, recomendo que assine as newsletters do canal, pois diferente das outras ferramentas citadas anteriormente, o portal tem como finalidade gerar insights para estratégias de marketing.
Além de estar sempre atualizado com as tendências, os posts do portal possuem uma linguagem simples e objetiva para explorar cases de sucesso e estratégias possíveis dentro do Google Universe.
Ideas Genetator – Hubspot
Como o próprio nome ja diz, a ferramenta do Hubspot permite gerar ideias para posts combinando seu tema de preferência com chamadas genéricas para gerar títulos para posts em blog, que também pode ser utilizado nas redes sociais.
Conclusão do Autor
É sempre bom lembrar que as ferramentas listadas aqui são dicas de utilização com base na experiência dos profissionais da agência. Convido você a deixar sua dica ou opinião nos comentários, inclusive se estava esperando outro tipo de conteúdo, por favor comente aqui para que possamos produzir posts mais direcionados aos temas do seu interesse 🙂