As vantagens de se ter um site responsivo

Se você se adiantou há alguns anos e já tem um site antes da era do smartphone, se ele não passou por mudanças talvez seja o momento de mudar.
Já há alguns anos os sites responsivos ( site programado para se adaptar à celulares, smartphones, tablets ) deixaram de ser um diferencial e se tornaram uma necessidade, se seu site não tem essas características, aqui vai uma lista de motivos para se adaptar.

  1. As buscas estão no mobile
    Segundo o próprio Google, mais de 50% das buscas são feitas pelo celular e recentemente o Google vem escondendo de seus robôs, os sites que não se adequam aos dispositivos móveis. E quando falo que não é de agora que o responsivo tornou-se uma necessidade, você pode comprovar pela matéria publicada pelo G1, que é do ano passado.
  2. Performance
    Por ser preparado para dispositivos móveis, sites responsivos são muito mais rápidos quando comparados ao carregamento de um site que não está preparado para celulares e tablets. Um site desenvolvido apenas para exibição em telas “convencionais” (desktop, notebooks), leva bem mais tempo de carregamento quando comparado à um site preparado para exibição em celulares.
  3. Agilidade em tudo
    A velocidade da informação está cada vez mais rápida, com isso o dia-a-dia das pessoas torna-se também mais ágil, faz com que o comportamento seja mais acelerado. A pessoa que busca um produto ou serviço na web não quer ficar esperando a página carregar e ter que navegar aumentando e diminuindo a tela para acessar o conteúdo do site, mesmo se essa pessoa se interessar pelo seus serviços e quiser entrar em contato, ela pode desistir quando se deparar com um formulário minúsculo e despreparado para o preenchimento via celular.
  4. Usabilidade
    Todos os itens citados anteriormente entram aqui, porém este é um assunto que merece destaque e não deve ser tratado como algo exclusivo da experiência digital. A usabilidade está no nosso cotidiano, pense se você tivesse que subir uma escada ou agachar para poder abrir a porta da sua casa, não seria agradável. A mesma sensação acontece quando você acessa um site do celular e se depara com tudo muito pequeno sem a otimização para exibição em dispositivos móveis, a sensação é de que aquele site está “quebrado” e realmente está.
    Gostou do texto? A navegação foi boa? Espero que sim!

Renan Moratto

Especialista em marketing digital à frente da TRENDit, desenvolvedor web trabalhando com publicidade e marketing digital há mais de uma década. Apreciador de boas cervejas, ciência, cultura de rua e bons roteiros.

Comente